O mercado está cada vez mais aquecido. Hoje em dia mais de 5 milhões de brasileiras trabalham como diarista. A que se deve esse boom no segmento? Com tantas profissionais, como escolher a mais adequada para realizar a limpeza de seu lar ou escritório? Confira no artigo de hoje do blog da Quality HS.

 

Você Sabia? Mais de 5 milhões de brasileiras trabalham como diarista

Pode parecer brincadeira, mas estamos diante de um grande boom no mercado de limpeza e organização. A que se deve essa densidade no mercado? Com tanta demanda, como o cliente pode escolher a melhor prestação de serviço? E para a diarista, como se manter no mercado? Hoje são mais de 5 milhões de brasileiras trabalhando como diarista e o número só aumenta.

Esse aumento na oferta de profissionais dentro deste mercado mostra uma fragilidade estrutural do emprego no Brasil. São 4,37 milhões de brasileiros nessa situação, segundo mapeamento do Instituto Doméstica Legal, quase 75% da categoria (que soma 5,85 milhões de pessoas).

Em 2013, o Congresso Nacional aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das domésticas em busca de formalizar o segmento. Essa iniciativa visa a regulamentação e consolidação dos direitos da categoria, por exemplo definindo sua jornada de trabalho e contribuição para o INSS.

Além disso, os dados também mostram a desigualdade na questão de gênero. Dos 5,85 milhões de brasileiros que trabalham nessa área, 5,36 milhões são mulheres. Isso significa 13% de toda a população feminina ocupada no País.

Em maio de 2020, dois meses após a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgar a classificação da covid-19 já como uma pandemia, muitas empregadas domésticas se viram obrigadas a serem dispensadas das casas onde trabalhavam. Após dois anos, a grande maioria dessas trabalhadoras conseguiram voltar para o mercado de trabalho como domésticas.

É o maior patamar desde o quarto trimestre de 2019, antes do início da pandemia. Do ponto mais crítico da crise sanitária, no segundo trimestre de 2020, para cá, 1,4 milhão de postos já foram recuperados. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do segundo trimestre – os últimos divulgados, compilados pela consultoria IDados a pedido da reportagem.

Com um mercado cada vez mais inflado, como identificar a melhor solução para a limpeza e organização de sua casa ou escritório? Não dá para arriscar: o seu maior bem deve ser confiado a quem é autoridade no segmento, que tem tempo de mercado trabalhando com idoneidade, sempre em busca da melhoria contínua aliada à tecnologia.

 

Por isso, conte com a equipe da Quality HS para entregar as melhores soluções em limpeza para seu lar e para sua empresa. Entre em contato que ficaremos felizes em resolver para você.